Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Risco de Default social



Confesso que ainda não tinha pensado nisso. A possibilidade de default de milhares de famílias vitimas da crise financeira que actualmente assola todo o mundo, com particular incidência nos países periféricos. Este é um dos casos em que se pode afirmar que vários são sacrificados para salvar… o sistema monetário!

Vi o documentário DIVIDOCRACIA.

Retrata de forma crua a crise Grega e a sua implicação na vida dos cidadãos. 

É um hino à hipocrisia das nações que constituem a suposta Comunidade Europeia, e das instituições que a representam: BCE, Comissão e Parlamento Europeu.

A ideia inicial era construir um projecto europeu baseado em princípios e pressupostos que salvaguardaria a Europa no novo quadro da globalização. A Alemanha passou, por sua culpa, é bem verdade, por duas Guerras Mundiais. 

Em nenhuma delas saiu vencedora, no entanto e pelo que se está a constatar, a sua vocação belicionista não terminou com a sua capitulação na II Guerra Mundial. Desta vez a via escolhida foi a “guerra económica” em que o jogo é menos claro, mais subterrâneo, menos transparente, mas pelo menos tão letal como um qualquer conflito com recurso às armas.

Infelizmente a Europa nunca vai passar de um projecto.

... mas espero, sinceramente, estar enganado!



Sem comentários:

Enviar um comentário